Blog - Cursos Técnicos - Especializações - Notícias - Qualificação

Por que investir numa especialização em enfermagem do trabalho

Se você já é técnico em enfermagem e está buscando uma especialização que aumente ainda mais a sua empregabilidade, chegou ao post certo.

A enfermagem do trabalho é uma excelente opção.

Por conta da norma regulamentadora NR-4, muitas empresas públicas ou privadas que contratam funcionários em regime CLT devem ter profissionais de segurança e saúde do trabalho, entre eles, umtécnico em enfermagem do trabalho.

Outra vantagem é que, em, no mínimo, 6 meses, você tem o seu diploma e a autoconfiança necessária para começar a atuar.

Quer saber mais?

Portanto, continue aqui com a gente que vamos comentar ainda:

• O que faz um técnico em enfermagem do trabalho
  • Qual a diferença entre um técnico de enfermagem e um técnico de enfermagem do trabalho
  • Onde atua um técnico em enfermagem do trabalho
  • Como é o mercado do técnico em enfermagem do trabalho
  • Quanto ganha um técnico em enfermagem do trabalho
  • O que é ensinado na especialização em enfermagem do trabalho
  • Como começar sua especialização em enfermagem do trabalho

O que faz umtécnico em enfermagem do trabalho

O dia a dia de umtécnico em enfermagem do trabalho é voltado para o mundo corporativo.

Basicamente sua rotina inclui:

• atendimentos de urgência aos funcionários que sofrem acidentes ou passam mal durante o expediente
  • planejamentos para minimizar riscos de acidentes de trabalho
  • identificação e monitoramento de situações de perigo no ambiente profissional
  • avaliação das condições de higiene da empresa
  • instruções ligadas a segurança do trabalho, uso dos equipamentos de proteção e prevenção de risco
  • apoio à preparação de palestras e materiais educativos sobre segurança do trabalho, controle de doenças transmissíveis, alimentação saudável, saúde mental etc.

Durante a especialização em enfermagem do trabalho, o técnico em enfermagem desenvolve um olhar voltado para os ambientes e as peculiaridades do mundo corporativo.

Assim, elese torna apto a atender as demandas específicas das empresas e suas equipes, aumentando suas possibilidades.

Onde atua um técnico em enfermagem do trabalho

O que muda basicamente é isso: em vez de ter a atuação restrita a hospitais e postos de saúde, o técnico em enfermagem do trabalho pode ser contratado por indústrias, escolas, clubes esportivos, enfim, qualquer tipo de empresa, e de qualquer porte, pública ou privada.

Especialmente nas fábricas e nas áreas de construção civil, ele é indispensável inclusive por lei.

Como é o mercado do técnico em enfermagem do trabalho

É literalmente promissor.

Como adiantamos na abertura, por conta da NR-14, muitas empresas públicas e privadas – especialmente as que têm funcionáriosmais expostos a riscos – têm obrigatoriamente que manter uma equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, SESMT.

E o técnico em enfermagem do trabalho faz parte desse grupo.

Outro detalhe: mesmo as que não são obrigadas por lei têm percebido cada vez mais:

• a importância desse cuidado com as equipes
  • a relação direta entre a qualidade de vida oferecida aos colaboradores e seus resultados financeiros

Quanto ganha um técnico em enfermagem do trabalho

Atualmente o salário médio de um técnico em enfermagem do trabalhoé de pouco mais de R$ 3.800,00.

Mas esse valor pode crescer muito, dependendo do porte da empresa, da natureza do trabalho realizado ali e, claro, da experiência do profissional.

O que é ensinado na especialização em enfermagem do trabalho

Aqui no Mova a especialização é feita em, no mínimo, 6 meses, num único módulo que inclui os seguintes conteúdos:

• Diretrizes Políticas e Legislação do Trabalho
  • Higiene do Trabalho e Saneamento do Meio
  • História da Enfermagem do Trabalho
  • Epidemiologia e Estatística Aplicada
  • Ciências Sociais e Psicologia do Trabalho
  • Fisiologia do Trabalho e Ergonomia
  • Segurança do Trabalho
  • Toxicologia do Trabalho e Doenças Ocupacionais
  • Organização de Serviço de Saúde do Trabalho e Ética Profissional de Enfermagem
  • Enfermagem do Trabalho

Como começar sua especialização em enfermagem do trabalho

Tanto para a sua especialização em enfermagem do trabalho, quanto para muitos outros cursos que ajudem você a realizar seus sonhos profissionais, pode contar com o Mova.

Entre em contato para a sua pré-matrícula numa instituição com elevado reconhecimento no mercado de trabalho.

O que temos de melhor

Dê o primeiro passo em direção ao seu futuro com o Curso Mova!

Melhor Curso Técnico da Baixada

Melhor Curso Técnico da Baixada, em qualidade, ensino e estrutura.

Material Didádico

Acesse aqui o material didático do seu curso.

Estágios

Tire suas dúvidas e saibam os locais de estágios.