Notícias

EJA: veja como é possível concluir seus estudos e realizar seus sonhos profissionais

Se você é um adulto que não terminou o ensino médio no tempo regular, mas tem grandes sonhos profissionais, continue lendo.

Este artigo foi feito para você.

A boa notícia é que você pode retomar seus estudos, mesmo em paralelo com um trabalho, e emendar imediatamente num curso técnico ou uma faculdade e  chegar onde você quiser.

O primeiro passo é o EJA, o Ensino de Jovens e Adultos, que aqui no Mova oferecemos com excelentes condições.

Para dar uma ideia, ele pode ser feito na modalidade a distância, tem a mesma qualidade de um presencial e é possível garantir seu diploma de educação básica em, no mínimo, 6 meses.

Veja a seguir do que se trata e como ele pode ser o início de uma grande virada na sua vida.

• O que é o EJA
  • Como funciona o EJA
  • O que vou estudar no EJA
  • Quais as vantagens do EJA
  • Inspirações para você se dedicar ao EJA
  • Como me inscrever no EJA

O que é o EJA

Como comentamos acima, o EJA é o Ensino de Jovens e Adultos.

É um formato de aprendizagem criado pelo governo federal voltado para pessoas que não puderam por qualquer razão concluir a educação básica (segundo o IBGE, é o caso de mais de 50% da população brasileira).

A intenção é a de promover a inclusão de adultos no meio educacional, reduzindo essa porcentagem e aumentando as oportunidades profissionais dos participantes.

Como funciona o EJA

Antes conhecido como Supletivo, o EJA funciona em módulos e pode ser feito no seguinte prazo:

• ensino fundamental – 2 anos
  • ensino médio (como o que temos no Mova) – 1 ano e meio

O tempo reduzido de conclusão e a modalidade das aulas 100% remotas são as maiores diferenças entre o EJA e a educação convencional.

O fato de ser a distância exige maior disciplina do aluno para acompanhar as aulas. Para compensar, aqui no Mova, os professores são qualificados e extremamente focados em preparar materiais didáticos que auxiliem quem está de casa a absorver o conteúdo com facilidade e interesse.

O que vou estudar no EJA

O ensino médio do EJA tem as mesmas matérias da versão convencional, como:

• química
  • biologia
  • português
  • literatura
  • matemática
  • física
  • geografia
  • sociologia
  • história
  • filosofia
  • inglês
  • artes

Quais as vantagens do EJA

Em relação às vantagens, as principais são que você vai:

• valorizar seu currículo profissional, garantindo mais opções de empregos e melhores salários
  • conquistar seu diploma e, com ele, poder: ingressar num curso técnico, numa faculdade, participar de concursos públicos ou de processos seletivos que tenham como exigência mínima a educação básica
  • poder fazer seu EJA a distância e conciliar os estudos com trabalho, atividades pessoais etc.

Inspirações para você se dedicar ao EJA

Quer mais um empurrãozinho para ir em frente e mudar seu caminho profissional?

Então inspire-se nessas frases de pessoas que fizeram diferença e que selecionamos para você.

E outra dica: sempre que se sentir procrastinando, dê uma olhada nelas.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Nelson Mandela

“Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais certo para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.”

Thomas A. Edison

“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite.”

Robert Collier.”

“Comece de onde você está. Use o que você tiver. Faça o que você puder.”

Arthur Ashe

“Descobri que, quanto mais eu trabalho, mais sorte pareço ter.”

Thomas Jefferson

“Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre.”

Mahatma Gandhi

“Tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração.”

Bel Pesce

Como me inscrever no EJA?

Você pode se inscrever no EJA nesse início do ano ou no meio.

Para isso, entre em contato agora com a gente.

E, para não perder tempo, a lista de documentos necessários para a matrícula inclui:

• Original e cópia do Histórico Escolar
  • Original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Original e cópia da Identidade
  • Original e cópia do CPF
  • Original e cópia de Comprovante de Residência
  • Uma foto 3×4

O que temos de melhor

Dê o primeiro passo em direção ao seu futuro com o Curso Mova!

Melhor Curso Técnico da Baixada

Melhor Curso Técnico da Baixada, em qualidade, ensino e estrutura.

Material Didádico

Acesse aqui o material didático do seu curso.

Estágios

Tire suas dúvidas e saibam os locais de estágios.