O que faz um técnico de enfermagem e por que escolher essa profissão?

Você já perguntou a qualquer pessoa que trabalha com enfermagem por que ela escolheu essa profissão?

As respostas normalmente são carregadas de propósito, satisfação e orgulho.

Alguns dizem que é pela chance de oferecer assistência de forma humanizada.

Outros por proporcionar bem-estar e segurança às pessoas.

Pela oportunidade de exercitar o cuidado, a empatia, a compaixão.

De servir ao próximo, inspirar uma vida mais saudável e levar alívio em momentos de fragilidade.

Enfim, o sentimento de realização em geral é bem grande.

De bônus,esses profissionais convivemquase que diariamente com a gratidão dos pacientes. E têm a alegria de acompanhar suas recuperações.

Mas na prática como é o dia a dia deles? O que fazem? Onde trabalham? Quais os desafios? Quais as responsabilidades que têm?

Continue aqui com a gente para conhecer mais sobre tudo isso. E veja se você também se encaixa nesse perfil.

Perguntas frequentes sobre o trabalho do técnico de enfermagem

1. O que faz um técnico de enfermagem?

O técnico de enfermagem ajuda a cuidar das pessoas, colaborando com a melhoria física e o bem-estar emocional de quem está passando por algum tratamento clínico ou por umacondição de dependência. Isso inclui, entre outras funções:

• assessorar o paciente (por exemplo, nos primeiros socorros, noscurativos, na administração de remédios, no preparo para exames, na medição de  temperatura, na troca de soro, na aplicação de vacinas etc.)
  • colaborar com a prevenção e a promoção da saúde
  • inspirar hábitos saudáveis
  • trabalhar em parceria, oferecendo apoio ao enfermeiroe à equipe médica
  • ajudar a planejar atividades da área
  • preparar equipamentos hospitalares
  • ajudar no controle do risco de infecção hospitalar
  • Em que tipos de empresa um técnico de enfermagem pode trabalhar?

Pode trabalhar como autônomo. Ou em vários locais ligados à promoção da saúde e do bem-estar (públicos ou privados).

Por exemplo:

• hospitais
  • maternidades
  • postos de saúde
  • clínicas em geral
  • consultórios
  • laboratórios
  • homecare
  • hospedagens de idosos
  • serviços de resgate
  • áreas de pesquisa clínica
  • enfermarias de empresas de todos os segmentos etc..
  • Qual o salário de um técnico de enfermagem?

O piso da categoriaequivale aproximadamente a 1,5 salário mínimo. Mas estamos falando por baixo pois esse valor varia potencialmente para cima de acordo com local, setor e escala de trabalho.

E a demanda pelos serviços é grande. Além disso, é comum que um técnico de enfermagem tenha mais de um emprego, podendo dobrar ou triplicar seus rendimentos.

Sobre as escalas, existem diversas opções. Para citar alguns exemplos, elas podem ser:

• 12 x 36: o profissional trabalha dia sim, dia não, por 12 horas seguidas e conta com um dia e meio de descanso
  • 12 x 60: são 12 horas de trabalho e 60 de folga
  • 24 x 120: são 24 horas de trabalho e 120 de folga
  • 3 de 10h: são 3 plantões de 10h durante a semana
  • Quais os principais desafios que um técnico de enfermagem enfrenta?

Como em qualquer outra área, no início, quando você ainda não tem experiência, é preciso investir em aulas práticas e estágios.

Um segundo desafio – também comum à maior parte das profissões – é a necessidade de se manter atualizado, fazendo cursos, aprendendo novas técnicas e soluções. Até para se destacar e crescer.

O terceiro é ligado a um amadurecimento emocional. Possivelmente em algum momento você precisará lidar com situações de grande estresse, envolvendo sofrimento e morte. É importante estar preparado para isso.

• Quais as principais vantagens de ser um técnico de enfermagem?

A gente já listou algumas por aqui, como:

• realização pessoal
  • grande senso de propósito (oportunidade de ajudar pessoas)
  • gratidão e reconhecimento dos pacientes
  • mercado de trabalho amplo e cheio de oportunidades

Mas tem ainda:

• o tempo de formação, que é bemrápido
  • o amadurecimento emocional que você ganha
  • uma imensa flexibilidade de horários (você pode conciliar com outras atividades, trabalhar de dia ou à noite, dar plantões etc.)
  • o formato de trabalho colaborativo – quase sempre em equipe
  • um dia a dia dinâmico
  • a possibilidade de ter mais de um emprego
  • a possiblidade de optar por diferentes locais de trabalho e perfis de pacientes (por exemplo, recém-nascidos, idosos, pessoas que estão se submetendo a plásticas estéticas etc.)
  • Que tipo de conteúdo é ensinado num curso técnico de enfermagem

São matérias, por exemplo, como:

• Anatomia e Fisiologia Humana
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Psicologia
  • Assistência de Enfermagem aos Pacientes Graves etc..

O curso para Técnico de Enfermagem é dinâmico e prático. Durante a formação, o aluno tem contato com simulações realísticas e com o cenário verdadeiro de atuação do profissional de enfermagem no período de estágio.

• Como saber se você tem perfil para trabalhar como técnico de enfermagem

Por tudo que a gente comentou, a gente acredita que já deu para você sentir.

Mas resumindo muito, você precisa saber o quanto gosta de lidar com pessoas. E de levar bem-estar físico e emocional para elas.

Se esse também é o seu perfil, aproveite e comece 2023 com a certeza de se tornar o profissional que o mercado precisa.

Inscreva-se no curso de Técnico de Enfermagem aqui na escola mais consagrada da Baixada. São 18 meses divididos em 3 módulos de no mínimo 6 meses cada. Com professores de alto nível, laboratórios totalmente equipados e muitas atividades práticas. Você só precisa ter o Ensino Médio concluído.