Blog - Cursos Técnicos - Notícias

Quais as vantagens de fazer um curso técnico?

Com todas as questões econômicas atuais do país, o desemprego é grande. E é maior ainda para quem ainda não tem experiência e busca sua primeira oportunidade profissional.

Segundo dados do Ministério da Economia, em agosto de 2021, a taxa de pessoas fora do mercado de trabalho era de 14,7%. Enquanto entre os jovens, essa percentagem era maior do que o dobro: 31%.

Mas calma. Não estamos mostrando isso para desanimar você. Muito pelo contrário. Principalmente se você está pensando em fazer um curso técnico. E vamos explicar melhor isso mais à frente.

Para começar, a gente lembra que um curso técnico é uma forma de agilizar sua primeira contratação. Inclusive de já começar com a segurança de ter colocado a mão na massa antes de encarar o dia a dia da sua nova profissão.

Afinal, o nível de empregabilidade e o foco na prática são duas (entre muitas outras) vantagens de você ter essa formação.

Mas isso ainda não é tudo. Continue aqui com a gente e saiba mais.

5 motivos para você investir num curso técnico o quanto antes

•          Acesso mais rápido para o mercado de trabalho

Sim, os cursos técnicos podem ser feitos num tempo bem menor do que, por exemplo, uma faculdade. Em geral, é possível que você conclua o seu em, no mínimo, 1 ano e meio.

Além disso, a parte prática é um dos seus pontos fortes (mais detalhes no tópico 3). E isso é um grande atrativo para as empresas contratarem um iniciante.

•          Alta taxa de empregabilidade

Lembra os dados de desemprego que comentamos no início?

Apesar de estar faltando vaga para muita gente, o contrário também acontece. Falta gente qualificada tecnicamente para preencher muitas vagas abertas.

Em outras palavras: a demanda por profissionais com experiência técnica é cada vez maior, aumentando a empregabilidade de quem opta por uma formação como essa.

E não é só a gente que afirma isso. O próprio Max Gehringer, autoridade no assunto, também. Para quem não conhece, Gehringer é administrador e autor de uma série de livros sobre carreiras e gestão empresarial.

Recentemente, em entrevista para a CNN Brasil sobre o mundo pós-Covid e o mercado de trabalho, ele disse que: “O maior índice de desempregados que nós temos no país, proporcionalmente, está na faixa dos jovens entre 18 e 28 anos com curso superior, bacharéis. E técnicos hoje conseguem facilmente muito emprego. Por quê? Porque não tem técnico, é a lei da oferta e da procura.”

E concluiu seu raciocínio com um conselho de ouro: “Primeira recomendação. Faça um curso técnico. Ele vai te permitir entrar numa empresa.”

•          A tão valorizada primeira experiência antes do primeiro emprego

É incoerente, mas é bem comum que as empresas exijam dos jovens experiência em alguma área específica antes de dar de fato a oportunidade da primeira experiência por meio de um emprego.

De qualquer maneira, isso acaba contando pontos a favor de quem faz um curso técnico. Afinal, esse tipo de formação inclui parte teórica, mas é mais focado na prática, no desenvolvimento de habilidades necessárias para os desafios do dia a dia do profissional.

•          Mensalidades acessíveis

Além de aprender uma profissão com ênfase na prática – bem de acordo com as demandas reais do mercado –, o investimento mensal para você fazer um curso técnico costuma ser bem menor do que o de outras alternativas, como uma faculdade, por exemplo.

E aqui, a gente já emenda em outro ponto.

•          Trampolim para uma carreira que só cresce

Você não precisa optar entre um curso técnico ou uma faculdade. Mas pode usar o técnico como um degrau para:

•          entrar mais rapidamente no mercado

•          ganhar experiência na área em que deseja atuar e

•          usar parte do seu salário para fazer depois uma graduação ou qualquer tipo de aperfeiçoamento ou especialização

Aliás, é bem comum as pessoas entrarem nas empresas desse jeito. E aos poucos irem construindo uma carreira cada vez mais robusta.

Esse, por sinal, é um dos resultados da recente pesquisa “Inclusão produtiva de jovens com Ensino Médio e Técnico: experiências de quem contrata”, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, do Itaú Educação e Trabalho e da Arymax.

Uma das suas principais conclusões foi a de que a educação profissional e técnica viabiliza mais oportunidades de evolução. 42% das instituições entrevistadas disseram que, em geral, os jovens contratados com curso técnico foram melhorando de cargo e 61% delas têm gestores que começaram apenas com o diploma técnico.

Qual curso técnico escolher?

Se você ficou animado com tudo que leu até aqui, a próxima pergunta é: qual curso técnico escolher?

Nessas horas, vale a pena olhar como anda o mercado de cada um. Mas outro ponto fundamental é conhecer melhor como é o dia a dia de cada carreira e ver o quanto elas têm a ver com o seu perfil.

Para facilitar sua busca, confira artigos recentes sobre algumas modalidades oferecidas aqui no Mova.

Técnico em enfermagem

Técnico em segurança do trabalho

Técnico em estética

Técnico em administração