Blog - Cursos Técnicos - Especializações - Notícias - Qualificação

Técnico em contabilidade: tudo que você precisa saber antes de se tornar um

Pensando em trabalhar com ciências contábeis? A gente já começa com boas notícias.

Dificilmente você ficará desempregado. O mercado é amplo e oferece uma série de oportunidades.

Se a pergunta agora é “por onde começar?”, a gente emenda que você está no lugar certo.

Afinal, uma excelente maneira de ter sua primeira contratação nessa área é por meio de um curso técnico em contabilidade.

E é sobre ele que vamos falar agora.

Continue com a gente e saiba:

• Quais as funções de um técnico em contabilidade
  • Onde um técnico em contabilidade pode atuar
  • Qual o salário do técnico em contabilidade
  • Quais os desafios de um técnico em contabilidade
  • Quais as oportunidades de um técnico em contabilidade
  • O que o curso de técnico em contabilidade ensina
  • Onde fazer o seu curso de técnico em contabilidade

Quais as funções de um técnico em contabilidade

Falando de forma bem resumida, o técnico é responsável por tudo que está ligado à prestação de contas e às movimentações financeiras de uma organização.

Na prática, se você pretende seguir essa carreira, deverá, por exemplo:

• analisar documentações contábeis, fiscais e parafiscais
  • elaborar relatórios, balanços e demonstrativos
  • preparar obrigações fiscais, como guias de recolhimento de tributos e taxas
  • controlar contas, receitas e despesas
  • analisar contas patrimoniais, juros e taxas
  • calcular os impostos
  • organizar e arquivar documentos contábeis
  • registrar transações financeiras
  • gerir a folha de pagamento dos funcionários
  • apoiar o planejamento estratégico e financeiro da organização etc.

Onde um técnico em contabilidade pode atuar

A resposta mais óbvia é: num escritório de contabilidade.

É uma primeira e bela opção, mas as oportunidades vão muito além.

O técnico em contabilidade pode trabalhar como autônomo ou atuar no departamento financeiro ou contábil:

• de todas as organizações privadas, públicas e não-governamentais
  • em todos os setores da economia

Qual o salário do técnico em contabilidade

Em média o técnico em contabilidade ganha um salário mensal de R$ 2.500,00. E essa remuneração pode chegar a mais de R$ 4.000,00.

Mas existem grandes oportunidades de crescimento para esse profissional (veja mais à frente).

Quais os desafios de um técnico em contabilidade

O primeiro grande desafio é comum a praticamente todas as profissões de hoje: manter-se atualizado.

Estar sempre investindo em cursos, acompanhar as mudanças digitais e tecnológicas do mercado, reinventar constantemente sua forma de trabalho.

Além disso, é desejável que o técnico em contabilidade seja bastante organizado no dia a dia e tenha perfil para lidar com burocracia.

Quais as oportunidades de um técnico em contabilidade

Um curso técnico é sempre a forma mais fácil de você ter sua primeira carteira assinada. Este especificamente abre portas em uma área promissora.

Quer uma ideia de plano para a sua carreira?

1. você faz sua matrícula no técnico em contabilidade assim que acabar o ensino médio ou quando ainda estiver na terceira fase do EJA ou no quarto módulo do NEJA
  2. assim, entra no mercado mais rapidamente e, já com o seu salário garantido, fica mais fácil investir numa graduação em ciências contábeis
  3. com isso, passa a ser contador com chances de se especializar, por exemplo, em auditor, perito contábil etc., com remunerações ainda maiores

E detalhe: com a segurança de excelente empregabilidade por toda a vida.

Afinal:

• pela lei, todas as empresas têm que ter suas escriturações contábeis feitas por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade, CRC
  • junto com isso, não existe preconceito de idade avançada para contratações nesse segmento.

O que o curso de técnico em contabilidade ensina

Aqui no Mova, você faz o seu curso de técnico em contabilidade em, no mínimo 12 meses, divididos em módulos de, no mínimo, 6 meses cada.

Com aulas teóricas e práticas, vai estudar:

• Gestão empreendedora
  • Processos Contábeis
  • Finanças e Custos
  • Gestão Contábil

Onde fazer o seu curso de técnico em contabilidade

Se você se identificou com tudo que leu até aqui, não perca tempo. Entre em contato para a sua pré-matrícula numa instituição com elevado reconhecimento no mercado de trabalho.

Há 20 anos iniciamos nossa caminhada com a intenção de transmitir conhecimento e esperança pessoal e profissional para o máximo de gente.

Hoje temos 5 unidades e milhares de histórias de alunos com seus sonhos realizados para contar.

Venha para o Mova você também.